11.12.07

Diário de bordo, enfim!


Hoje, terça-feira(11/12), estamos em Roma.
Recapitulando a viagem, já passamos por Paris, Madrid e Barcelona.
Posso dizer que a jornada européia começou na Espanha, por onde passamos 4 dias. Paris não conta porque passamos dois dias zonzos, nos adaptando ao fuso de 4 horas e civilização européia. No entanto, fomos recebidos pelas minhas irmãs Camila e Sabrina que nos ofereceram um jantar de boas vindas.
Chegamos em Madrid, na sexta de tarde, e fomos surpreendidos no aeroporto pela Cibele, que estava a nossa espera. Deixamos as malas no hotel e partimos para a Porta do Sol, marco zero da cidade, era feriado e havia uma multidão nas ruas apreciando a decoração de natal. Andamos até a Plaza Mayor, palco de grandes acontecimentos do passado. Infelizmente uma feira de enfeites de natal tomava toda a praça e não podemos apreciá-la melhor...
Nossa guia Cibele nos levou para o Museu do Jamón (presunto), tem de todo tipo e lugar da Espanha, é claro que nos deliciamos com jamón, cerveza e chorizo. Que delícia! Por mim não teria saído de lá tão cedo, mas vida de turista é apressada. Quem nos acompanhou nessa incursão madrilenha foi um amigo colombiano da Cibele chamado Carlos. Hablamos mucho en español e nos divertimos. Paramos em outro bar para mais uns tapas(petiscos). A cozinha espanhola é muito boa, decidimos que queremos morar ali. :)

Segundo dia em Madrid:
Rota de museus. Fomos ao Prado, onde passamos horas numa fila, num frio de rachar. Mas tudo bem, não é todo dia que passamos o inverno na Europa :)
Vimos muitas obras, mas o museu é enorme, e não demos conta de vê-lo todo. Tivemos de escolher algumas telas, entre elas, As Meninas(Velásquez), El Cardenal(Rafael), além de Caravaggios, Tizianos, Tintorettos... Infelizmente o auto retrato de Albert Durer estava emprestado para uma exposição.
Do Prado seguimos para o museu de arte contemporânea de Madrid Rainha Sofia. Lá vimos A Guernica de Picasso, além de Mirós, Tapies e outros modernistas.
Continuando a visita por Madrid, fomos ao Palácio Real, mas o Rei Juan não estava por lá :)
A arquitetura da cidade é assombrosa, tudo lindo, cada detalhe que faz a gente viajar no tempo. Para terminar a noite, uns amigos italianos da Cibele nos ofereceram uma cena(janta) italiana, com direito a vinho e pasta autêntica :)
Nos despedimos de Madrid e seguimos para Barcelona.
A viagem de ônibus durou umas 7 horas, assim podemos dormir e recarregar as energias para a próxima parada espanhola.
Barcelona é moderna, agitada e o povo tão alegre quanto os madrilenhos. O catalão é uma língua muito distinta, mas curiosa e muitas vezes compreensível.
Estávamos ansiosos para dar notícias e pôr fotos na web, mas não tínhamos conexão no hotel e não achamos nenhum cyber café por perto, também não perdemos tempo procurando, afinal tínhamos de aproveitar o pouco tempo e visitar os lugares.
Fizemos um city tour legal pelos principais bairros da cidade. A primeira parada foi na Sagrada Família, igreja que começou a ser construída desde o fim do século 19 e ainda não foi concluída. A sua arquitetura é algo assustador, tomamos um choque ao sair da estação de metrô e vê-la sobre as nossas cabeças. Ficamos umas duas horas admirando esse templo, que teve Gaudí como principal artista na sua construção. São muitos detalhes e precisaríamos de dias para ver tudo.
Depois passeamos pelo bairro Gótico, Montjuic onde está a Plaça d'Espanya, vimos mais prédios com a arquitetura particular de Gaudí. Fizemos cerca de 180 fotos só de Barcelona, cada prédio encantava e era necessário registrar com fotos. Só mesmo imagens para descrever o que vimos.
Bom, chegou o dia de deixar a Espanha, mas estamos bastante ansiosos pela próxima parada: Itália.
11/12 - Roma
Chegamos em Roma no começo da tarde e fomos para a casa de uma amiga brasileira, a Dé, que nos hospeda nesses 3 dias e tem internet em casa(que maravilha!). Como ainda estava claro, aproveitamos para visitar as igrejas próximas, fomos caminhando até a Basílica de São João Batista, consta que é a primeira igreja católica de Roma. Ficamos de boca aberta com tudo que vimos ali. Fiquei pensando como será a Basílica de São Pedro.... Dalí seguimos para a Igreja da Santa Cruz de Jerusalém, onde há relíquias da Cruz, pelo menos é o que dizem lá... Chegamos e haviam sacerdotes cantando em latim. Foi emocionante. Que bela recepção. Aposto que foi de encomenda para nossas avós. :)
Minhas pernas tremiam de tanta dor, afinal a gente anda e anda por aqui. Tudo é novo, diferente e lindo, então vamos caminhando e quando vemos andamos quilômetros.
Finalmente pude sentar e escrever um resumo dos nossos seis primeiros dias na Europa.
Espero poder continuar atualizando o blog.
Um beijo a todos
Luana

3 comentários:

Anônimo disse...

Bolha, amei o seu blog. Como está a peregrinação? não vejo a hora de nos encontrarmos de novo! te amo, bolha!

Eveline disse...

Luana e Felipe está tudo maravilhoso! Um beijão p/ vcs aprovetem bem e bota mais fotos tá pouquinho.

hera critus disse...

Camile,Sabrina e Luana, belo encontro, boa estada do Tio

Twitter Updates

    follow me on Twitter

    Quem sou eu

    Pesquisar este blog

    Seguidores