O vírus da web, no momento, chama-se YouTube. Trata-se de um website onde usuários carregam, assistem e compartilham vídeos digitais.
São mais de 100 milhões de vídeos exibidos por dia, no site que está no ar desde fevereiro de 2005. A cada mês o vírus se alastra, e o número de acessos é dobrado. Os vídeos são dos mais variados tipos: caseiros, comerciais de TV, filmes, videoclips etc.
O YouTube gera um movimento do vídeo viral. Acontece da seguinte maneira: uma pessoa vê o filme, envia para um amigo que abre o arquivo na sala de trabalho, e consequentemente assiste ao lado dos colegas, que espalham para suas listas de email e assim vai o vídeo vai sendo disseminado. O mais interessante é que os vídeos são produzidos por pessoas comuns, porém profissionais da área de comunicação já estão de olho nessa ferramenta da web. Campanhas de empresas estão sendo desenvolvidas especialmente para o YouTube, apostando no marketing viral. E mesmo para os não profissionais a produção dos vídeos pode render um bom negócio, como é o caso dos internautas que produzem vídeos estimulados por concursos de marcas famosas.
O vírus realmente contamina, e acaba sendo inevitável disseminá-lo. Se você se pegar visitando o YouTube todos os dias, em busca dos últimos vídeos postados, ou dos mais vistos, cuidado! Este pode ser um sintoma de que você está com o vírus. Passe adiante!
Luana Barros
Fontes:
Revista Info - Agosto 2006
Wikipedia
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